sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Morre Ralph Baer: O Pai Dos Videogames


Considerado o pai dos vídeo games, Ralph Baer faleceu neste sábado dia 06 aos 92 anos. Ralph era considerado o pai dos videogames por ter criado o Magnavox Odyssey.

De fato este post é sobre uma triste noticia para todo o universo gamer. Se você é fã de um jogo ou saga, simplesmente joga para passar o tempo, ou até mesmo jogou uma única vez na vida e gostou de tal game. Você é grato à Ralph Baer.


Ralph Baer era alemão porém mudou-se para os Estados Unidos ainda na adolescência com aproximadamente 16 anos de idade. Em 1971 Ralph criou um console chamado Brown Box que foi vendido à empresa Magnavox e lançado em 1972 com o nome de Magnavox Odyssey. Além do console ter sido o pioneiro na primeira geração dos videogames também serviu de inspiração para os consoles da época que foram surgindo. Esta invenção consagrou Ralph Baer como o "Pai dos videogames".

Brown Box

Magnavox Odyssey

Uma curiosidade, Ralph Baer não é considerado o pai dos videogames por ter inventado o primeiro console no mundo. O console já havia sido inventado à algumas décadas, como as Arcade Machines, as máquinas de fliperama ou simplesmente fliperama como são chamadas no Brasil. O que consagrou este título à Ralph Baer foi ter criado o primeiro console caseiro.

Além desse grande feito Ralph Baer também foi o inventor do brinquedo Simon muito popular na década de 1980. Aqui no Brasil o brinquedo era conhecido como Genius. Brinquedo era uma espécie de jogo da memória em que tinha que gravar a sequência correta de cores e sons. Cada som para uma determinada cor. Um jogo simples porém com o passar do tempo ia aumentando a dificuldade para memorizar a sequência correta.


Como se esses dois feitos já não fossem suficiente, o pai dos videogames recebeu em 2006 a medalha Nacional de Tecnologia e Inovação. Direto do até então presidente dos Estados Unidos George W. Bush.



A triste noticia foi confirmada pelo jornal The New York Times. Jornal também afirma que Ralph Baer registrou mais de 150 patentes, nos Estados Unidos e em outros países.

Infelizmente não é uma boa noticia, todos lamentamos essa grande perda. A W-Games espera que tenham conhecido um pouco deste grande homem que proporcionou tanto diretamente quanto indiretamente muita diversão à população.

Então por mais que você seja apenas alguém que jogue para passar o tempo e não seja um geek ou gamer. Da próxima vez que ligar seu console ou for se divertir em seu smartphone ou Iphone lembre-se que toda essa diversão é graças ao Ralph Baer, o pai dos videogames. 

Rest In Peace Ralph Baer.

#THANK YOU.