sábado, 2 de janeiro de 2016

Valve pede desculpa pelo transtorno ocorrido nesse natal.

Nesse natal, o Steam enfrentou um problema grave no qual usuários estavam entrando em contas que não eram suas. De acordo com a Valve, o problema atingiu aproximadamente 34 mil usuários, e acontecia com quem tentava ver os dados da sua conta durante o ocorrido.

Em outras palavras, se você não entrou no Steam durante o que aconteceu, sua conta não foi acessada por outra pessoa. Além disso, a Valve garante que o erro não deu informações o suficiente para outras pessoas realizarem compras não autorizadas ou manterem acesso à conta depois que o problema acabou. A empresa também explicou como tudo aconteceu.

“Cedo na manhã de Natal (horário do Pacífico), a Steam Store foi alvo de um ataque DoS que preveniu o acesso das páginas da loja aos usuários. Ataques contra a Steam Store e o Steam em geral são um acontecimento normal que a Valve lida tanto diretamente como com a ajuda de empresas parceiras, e tipicamente não afetam usuários do Steam,” diz a declaração da Valve. “Durante o ataque de Natal, o trafego para a loja aumentou 2000% em relação ao trafego durante a Steam Sale.”

“Em resposta a esse ataque específico, as regras de cache gerenciadas por um parceiro de web caching do Steam foram aplicadas para minimizar o impacto nos servidores da Steam Store e continuar a direcionar trafego legítimo de usuários,” continuou a empresa. “Durante a segunda onda deste ataque, uma segunda configuração de caches foi aplicada que funcionou incorretamente para usuários autenticados. Esse erro de configuração resultou em alguns usuários vendo as respostas da Steam Store geradas para outros usuários. Respostas incorretas da Store variaram de usuários vendo a página frontal em outro idioma, até ver a página de conta de outro usuário.”

“Nós vamos continuar a trabalhar com nosso parceiro de web caching para identificar usuários afetados e melhorar o processo usado para as regras de cache daqui pra frente. Nós nos desculpamos a todos cuja informação pessoal foi exposta por este erro, e pela interrupção dos serviços da Steam Store,” concluiu a Valve.